VENHA JANTAR O CASSOULET DOS CASSOULETS: DIA 12 DE JULHO

mesa savarin color linda pra missivas

 < savarin ao rum com uvas, îles flottantes e salada de frutas do Senegal (segundo Chef Mamadou); segundo plano

com pães da Aline,manteiga maître d’hôtel e queijo fresco especiado; ao fundo: fogo amigo >

 

CASSOULET DOS CASSOULETS !

Jantar no Mesa de San Miguel

12 de julho, sábado, 20h30min

Os apreciadores da culinária francesa sabem o valor de um cassoulet. Elaborada com carnes, linguiças e feijões brancos, a receita original vem da França, evoluindo desde a Idade Média.

Pesquisador incansável e gourmet insaciável, o professor Luiz Roberto Targa, anfitrião do antirrestaurante, não se acanha em afirmar que o cassoulet dos cassoulets é mesmo o do antirrestaurante Mesa de San Miguel! Quem quiser descobrir a razão pode conferir no sábado, dia 12 de julho e comprovar com seus próprios olhos e boca!
Reservas exclusivamente pelo e-mail: sanmiguelmesa@outlook.com

A receita do antirrestaurante é resultado do cruzamento de duas fontes preciosas. De um lado, as divinas manhas da cozinheira Josepha Soska Bonnamain, que comandava o restaurante Sans Souci em Porto Alegre, transmitidas por sua neta Aline Bonnamain, de outro, as próprias experiências de Targa depois de muito comer, gostar e perguntar, nos anos que viveu em Paris.

Assim, o Cassoulet dos Cassoulets terá linguiças caseiras (fait maison). Elas são elaboradas ali mesmo por Targa e Aline. O prato leva linguiças e magret (peito de pato) defumado com casca de laranja e mel, de cordeiro com gengibre e de carne de porco com alho. Claro que com feijões brancos, óbvio que com gordura de pato e vinho branco de qualidade, temperos, carnes variadas e muita paixão.

Desta vez, o menu é curto, como deve ser para que se possa desfrutar o cassoulet. Assim, o festim será aberto com uma entrada muito leve de pães com manteiga maître d`hôtel e encerrado com uma salada de frutas do Senegal, das mais digestivas e picantes, acompanhada da pannacotta de iogurte.

Quer conferir? Escreva para sanmiguelmesa@outlook.com, obtenha os dados para fazer o depósito, confirme e receba as coordenadas de como chegar ao local, que fica a caminho da zona sul de Porto Alegre.

Custo por pessoa: R$ 190. Leve seu vinho ou bebida de sua preferência.

Saiba mais sobre o cassoulet

O número de receitas de cassoulet é infinito. No entanto, a santíssima trindade é produzida em três cidades do sul da França (no “grande” Languedoc). O pai dos cassoulets é feito em Castelnaudry, o filho em Carcassonne e o espírito-santo em Toulouse. O primeiro leva barriga de porco, “charque de ganso” e uma linguiça de puro porco (não muito gorda); o segundo também leva a barriga de porco, mas com ganso confitado, um pouco de carne de porco, um pernil de ovelha e, na estação de caça, perdizes; o terceiro, também tem a barriga de porco, carne de porco, uma bela linguiça de Toulouse e muito ganso confitado. Mas essa preparação imemorial não nasceu aí, muito provavelmente originou-se em um prato da vizinha Andaluzia, em um ragu de carneiro com favas. Quando os feijões (brancos) americanos aportaram na região, eles suplantaram as favas na confecção do cassoulet.

E a origem do nome? Tudo indica que vem de cassole (o prato de barro onde é tradcionalmente preparado o cassoulet), unido à Issel, vila vizinha de Castelnaudry que fabricava as ditas cassoles: cassole d’Issel, cassoulet. Ainda em 1870, todas as cassoles de Castelnaudry vinham de Issel. Assim, o recipiente parece ter dado nome à preparação.

VOCÊ SABIA QUE …
o Mesa de San Miguel recebe grupos a partir de oito pessoas (até 14) para almoços ou jantares? Os encontros podem ser agendados para qualquer dia da semana e existem oito menus prévios à escolha. Eles estão disponíveis neste blog. Empresas, confrarias, grupos de amigos, familiares… Junte sua turma e venha para o antirrestaurante Mesa de San Miguel.

(texto original de Rejane Martins com interferências quase irrelevantes mas não comprometedoras)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s