MAS, ORA, VENHA COMUNGAR EM TRIPAS NO MESA DE SAN MIGUEL !

tripas com panela tripas de cima

logo
Clássico francês no Mesa de San Miguel: Tripes à mode de Caen

Quem gosta de mocotó sabe como é difícil encontrar um bem feito. Há quem não o consuma fora de casa ou só em lugares já consagrados. Pois na França não é diferente. Só que lá não tem mocotó. O prato em questão tem um nome que assusta aos incautos: Tripes de Caen.

Caen (se pronuncia cã) é uma cidade da Baixa Normandia, terra onde se produzem excelentes Calvados e cidras (bebidas derivadas da maçã). E dali vem a receita à moda antiga que o Mesa de San Miguel reproduz no sábado, dia 26. Uma oportunidade rara de realizar uma verdadeira vivência francesa sem igual por aqui. Saia da rotina de comer sempre os mesmos pratos. Desafie-se e venha conhecer novos sabores, novas pessoas em um ambiente de convivência civilizada de alto nível.

A semelhança das Tripes de Caen com o mocotó se dá pelo ingrediente principal: o mondongo.  E fica por aí. Não vão feijões nem batatas. As carnes são cozidas com cebolas e cenouras completamente afogadas no vinho branco, já que por aqui boas cidras são muito difíceis de achar e um bom Calvados é absurdamente caro quando se encontra. Os ingredientes são colocados em uma panela de barro e a tampa é selada com uma mistura de farinha e cinzas. Fica ali no forno por cerca de sete horas, cozinhando, absorvendo os temperos.

Menu da noite de 26 de julho

Recepção: brindes com espumante Cave Geisse mais a digestiva salada de frutas para Henri IV

Entrada: pães da Aline e manteiga maître d’hôtel
Primeiro prato: sopa clássica de cebolas
Estrela da noite: tripas à moda de Caen com mique royale (antigo pão camponês cozido em fundo aromatizado)
Mesa de sobremesas: pudim de laranja da Dinah (mãe do anfitrião), savarin ao rum com uvas carameladas e chantilly, pannacotta de iogurte com compota de frutas secas.

No antirrestaurante Mesa de San Miguel cada convidado pode levar seu vinho ou bebida de sua preferência. A casa oferece todo o serviço de mesa, incluindo água, sem nenhuma taxa adicional. As reservas são feitas exclusivamente pelo e-mail sanmiguelmesa@outloook.com e depois de confirmado o pagamento da reserva, são passados o endereço e os dados de como chegar. Antes disso, o endereço é mantido em segredo, como se faz em qualquer antirrestaurante do mundo. O valor para esta noite tem o preço único de R$ 190 por conviva.

Em 1971, Robert Courtine, escitor francês, crítico e editor de gastronomia, afirmava:

A Paris, les bonnes tripes sont rares. C’est peut-être qu’elles exigent, en dehors même de la qualité, une ambiance. On ne mange pas des tripes n’importe où, n’importe comment, et encore moins avec n’importe qui. Il faut d’abord que le – ou la – ou les partenaires communient en tripes avec vous. Il faut le temps et l’appétit. Un certain confort que je dirais intellectuel, aussi.”

Em Paris, as boas tripas são raras. Talvez porque elas exijam, além mesmo da sua qualidade, um ambiente. Não se comem tripas em qualquer lugar, de qualquer jeito, e menos ainda com qualquer pessoa. É preciso antes de tudo que o – ou a – ou os companheiros comunguem em tripas com você. É preciso tempo e apetite. Um certo conforto que chamarei também de intelectual.”

Venha comungar no Mesa de San Miguel!

Clique nos ícones abaixo e visite-nos no Facebook ou no blog:

Assessoria: Nexo Comunicação (51) 9196.0249 / 3061.1323 – Jornalista responsável: Rejane Martins
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s